Segundo a palavra de Deus apresenta, a iniquidade percorre 3 etapas ao longo da gerações, gerando 3 tipos de iniquidades distintas:
INIQUIDADE HERDADA: É a iniquidade que recebemos vinda dos nossos pais. É uma iniquidade física, e pode ser comprovada por meio de Êxodo 20:5 e Sl 109. No Salmo 109:1-16, vemos a iniquidade influenciando o comportamento, mas sem penetrar de forma física ainda, por ser demonstração do erro e atribuir culpabilidade, é usado no versículo 14 o termo H5771 "avon", que irá fazer referência a influência da iniquidade e pecado dos pais sobre o comportamento do filho, tomando a dinâmica de êxodo 20:5, onde Deus vasculha a iniquidade dos pais nos filhos.
INIQUIDADE ADQUIRIDA (MARCADOR DO CORPO): Essa é a iniquidade do Salmo 109 onde o versículo irá tratar da entrada da iniquidade através do verbo "penetre"., ou seja, o padrão de comportamento cognitivo e pessoal agora irá entrar no rapaz em forma de iniquidade. Essa iniquidade que será transferida para as próximas gerações.
INIQUIDADE ETERNA (MARCA DA ALMA): Essa iniquidade é a marca espiritual e eterna na alma, que é levada para a eternidade, como demonstrada em Lucas 16:19-31. Por isso, a palavra de Deus afirma que a alma que pecar esta morrerá, pois não "levamos" a iniquidade de nossos pais, onde esse verbo "levar", não trata do físico, mas do eterno, indicando que não pagaremos no dia do juízo pela iniquidade dos nossos pais, mas pela que cometermos.